Após boas apresentações na temporada de 2009 da Fórmula 1, Kamui Kobayashi pode representar muito bem o Japão, seu país de origem, na categoria em 2010. O piloto quer provar que pode repetir o desempenho apresentado nas últimas duas etapas da temporada passada, quando substituiu muito bem o alemão Timo Glock, na Toyota.
O japonês fez sua estreia no GP do Brasil e terminou na décima colocação. Depois disso, marcou seus três primeiros pontos em Abu Dhabi, ao chegar em sexto. Em ambas, surpreendeu a todos com seu estilo ousado e as diversas ultrapassagens que realizou.
Este ano correrá pela suíça Sauber e está muito feliz com a oportunidade. “Estou muito contente que Peter (chefe da equipe) mostrou tanta fé em mim e estou determinado a não desapontá-lo. Meu objetivo é vê-lo muito orgulhoso de mim”, disse.
Kobayashi começou a carreira automobilística no kart, em 1996, aos nove anos. Em 2003 disputou a Fórmula Toyota e chegou em 2º lugar. Nos anos seguintes passou a disputar a Fórmula Renault nos campeonatos da Ásia, Alemanha, Itália e Países Baixos, sagrando-se campeão da italiana e da européia em 2005.
Em 2008 tornou-se piloto de testes da Fórmula 1 pela equipe Toyota Racing e passou a competir a GP2, conquistando no ano seguinte o título de campeão da GP2 Asia Series.
Já na sua primeira corrida na Fórmula 1, Kamui manteve seu estilo agressivo e impressionou com as ultrapassagens feitas, inclusive sobre o então líder do campeonato Jenson Button, com quem teve uma acirrada disputa pela sexta posição. Logo no GP seguinte, vieram seus primeiros pontos.
A Toyota, por razões financeiras, anunciou a retirada da equipe da Fórmula 1, deixando-o fora da categoria. No entanto, em dezembro de 2009, a equipe Sauber anunciou a contratação de Kobayashi como piloto titular, tendo como companheiro o experiente Pedro de la Rosa.
O japonês garante que manterá nesta temporada seu estilo ousado. “Eu vou mantê-lo assim, com certeza sem causar acidentes. Este é meu estilo e eu não vou mudar”, afirmou.
Esse estilo foi reconhecido pelo site inglês F1 Fanatic, que elegeu sua ultrapassagem sobre o campeão Jenson Button, realizada durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, como a melhor manobra da categoria na temporada de 2009. Parece surgir um novo “kamikaze” na Fórmula 1.