Vitaly Aleksandrovich Petrov, 25 anos, será o primeiro russo a participar do mundial de Fórmula 1. Antes dele, apenas Igor Troubetzkoy, que correu apenas um GP pela Ferrari em 1948. Petrov é conhecido como “Vyborg Rocket” ou “Foguete de Viborg”, cidade em que nasceu.
Seu país não tem grande tradição em revelar pilotos de Fórmula 1. Por outro lado, já teve uma equipe competindo na categoria: o grupo Midland que assumiu a Jordan em 2005 e depois se tornou Midland F1 em 2006 até ser vendida para a Spyker, empresa alemã manufaturadora de carros, marcou na história a presença da Rússia entre as equipes.
Petrov será o companheiro de equipe do polonês Robert Kubica na Renault. Ele era um dos pilotos mais disputados para esta temporada, por ser um dos melhores da GP2, categoria em que competia e foi vice-campeão no ano passado.
Eric Boullier, chefe da equipe, garantiu que a vontade de contratar o “Foguete de Viborg” para o grid vai além da questão financeira que a sua contratação poderia trazer para a formação. "As pessoas dizem que nós só consideramos o Petrov porque ele traz muito dinheiro, mas ele não é o piloto mais abastado com quem nós estamos a negociar. Não nos podemos esquecer que ele ficou em segundo no campeonato de GP2 em 2009. O seu talento, só por si, é suficiente para lhe garantir um lugar na F1", disse.
Assim como a maioria dos pilotos, Petrov iniciou sua carreira no kart em 2001. Em 2003, ele se transferiu para a Fórmula Renault, conseguindo uma vitória na categoria na competição de inverno e ainda participou da Euro 3000.
Entre 2004 e 2005, o russo se dedicou ao Campeonato Revolucionário de Lada, típico carro de seu país. Além disso, venceu a Fórmula Russa 1600 com cinco vitórias. No ano seguinte, foi para a Euro Series 3000 até entrar para GP2 neste mesmo ano, inicialmente, como piloto reserva.
Em 2007, ingressou na equipe Campos Grand Prix, obtendo uma vitória em Valência. Na temporada 2008/2009, já no campeonato no Asia Series, Petrov conseguiu a quinta colocação na temporada. Ele permaneceu na equipe em 2009, agora com o nome de Barwa Addax, conseguindo duas vitórias e o vice-campeonato.
Mesmo sondado pela Sauber e Campos Meta, o russo fechou com a Renault por um ano, com a opção para renovar por mais dois. Ele se diz muito feliz por assinar com a equipe francesa. “Eu estava muito perto de assinar com a Campos, mas senti que a Renault era a melhor opção”. Vamos ver o que o Foguete Russo pode fazer.