Gerry's ICQ
Programa tenta tirar atraso do MacICQ
O ICQ é uma afronta ao macmaníaco. Um dos programas mais - para usar um termo Steveano - "revolucionários" que já apareceu nos últimos tempos, útil e divertido. Mas que, no Mac, permanece congelado em uma versão pelo menos dois anos atrás da de PC (1.7.2). Foi comprado pela toda-poderosa AOL e nada (talvez porque a AOL tenha seu próprio programa de mensagens, o AIM). Agora que Apple e AOL estão de mãos dadas (ver TidBits), pode ser que algo aconteça. Mas, e enquanto isso?
Felizmente, um sujeito chamado Gerry resolveu dedicar suas horas livres (skunk hours, em bom inglês) a resolver esse problema.
Gerry's ICQ é um clone (beta, é claro) do programa da Mirabilis, que torna o ICQ de Mac um pouco mais próximo do de PC, mais ou menos como ele estava há um ano.
Quem conhece as versões Windows e Java do ICQ (roda em Mac, mas é pior que a nativa para o Mac OS) sabe que a versão Mac tem uma função fundamental a menos: o History. Enquanto os usuários de PC têm acesso ao histórico de suas mensagens, os de Mac têm que usar a memória ou picture clippings para lembrar quem escreveu o quê.
E a coisa não pára aí. O Gerry ocupa 224 KB, bem mais magro que os 2 MB do MacICQ. Convenientemente, você pode usar seu mesmo número de ICQ e importar toda a sua lista de contatos do MacICQ. Outra opção inovadora é o Windows Character Translation, que faz a conversão de caracteres de Windows para Mac (e vice-versa), possibilitando uma "conversa" gramaticalmente correta entre os usuários das duas plataformas.
|
A conversão de caracteres de Windows é um dos melhores recursos |
A barrinha de progresso que indica quando o número máximo de caracteres está se aproximando também é um toque bacaninha.
O Gerry's ICQ ainda possibilita determinar diferentes sons para alerta de mensagem, chat e transferência de arquivos. Também há a possibilidade de mandar uma mensagem para múltiplos usuários.
|
Janela de mensagens inclui opções bem úteis |
O lado ruim
O Gerry tem alguns bugs, mas nada que incomode muito. A lista de contatos importada aparece com os números em vez dos nicknames. Para mudar, você precisa dar Info em cada nominho até recompor sua lista. E renomear os quinze Rodrigos e as dezesseis Lucianas da sua lista novamente.
O Add to Invisible List, outro recurso importante para se esconder dos malas, aparentemente ainda não está completamente implementado no beta testado.
O programa tem uma boa integração com o Mac OS, incluindo suporte ao Navigation Services e menus contextuais, muito bem utilizados. No entanto, ele não faz drag and drop de texto: tudo tem que ser
feito na base do Copy/Paste. Também não chama o browser quando recebe uma URL, o que torna esse tipo de ação mais trabalhosa que no MacICQ.
Ele não tem aquele botãozinho flutuante, mas em compensação pode determinar que as mensagens sejam abertas automaticamente ou que o programa venha para primeiro plano quando alguma mensagem chegar.
O pior problema é que o Gerry's dá uma bela embaçada no computador ao tentar se conectar ao servidor da Mirabilis. Por outro lado, se mostrou mais eficaz que o próprio MacICQ para se manter conectado.
A palavra final
No final das contas, o Gerry's ICQ parece sair ganhando do ICQ da Mirabilis/AOL. Resta saber o que a AOL vai fazer a respeito: se vai cair em cima do pobre Gerry, se irá fundir o ICQ ao AIM ou se vai fazer finalmente um ICQ decente. De qualquer forma, só temos a agradecer ao Gerry.
Gerry's ICQ: macicq.virtualave.net
Volta para a capa
|