Toast Deluxe 4.0
O mais conhecido programa para queimar CDs agora oferece suporte a MP3
Queimar CDs está se tornando uma tarefa cada dia mais simples e prática. E nenhum programa se desincumbe dela melhor que o Toast, da Adaptec. Sua nova versão vem num pacote com vários adendos, que transformam qualquer usuário em um queimador de CDs compulsivo.
Quem tem um gravador de CD em casa já deve conhecer o Toast, que possibilita gravar seu becape de dados, criar um CD com suas músicas favoritas ou fazer um disco híbrido Mac/PC, entre outras opções de formato. O Toast Deluxe 4.0 é compatível com gravadores USB e IDE, no caso de você usar um interno em seu Mac, e também suporta discos de 80 minutos.
MP3 sem segredo
Adaptando-se à nova era da música digital, o Toast aderiu completamente ao formato MP3. Digamos que você queira converter um monte de arquivos MP3 para o formato AIFF com a intenção de gravar um CD de áudio. Antes, seria necessário utilizar primeiro um decodificador MP3 para essa tarefa, que poderia demorar muito tempo. Agora isso não é mais necessário. O Toast 4.0 permite que você arraste um arquivo MP3 diretamente para a janela do programa e o resto fica por conta dele. É tão simples que parece mentira. Mas o fato é que realmente funciona. E você pode jogar no mesmo CD de áudio arquivos MP3, AIFF, WAV, Sound Designer II e até mesmo Liquid Audio, sem problemas.
Outro recurso acrescentado, que interessa a quem grava discos de áudio, é o Disc-At-Once, que até então a Adaptec só oferecia no Jam, programa profissional para gravação de CDs de áudio. Com isso, as músicas podem contar intervalos de tempo variáveis até 8 segundos entre as faixas, ou inclusive espaçamento zero, o que é importante, por exemplo, no caso de gravações ao vivo. No entanto, não são todos os gravadores de CD que suportam essa característica.
Outra novidade legal é o recurso de acessar a base de dados do site CDDB (Internet CD Database) para baixar o nome das músicas de um determinado álbum. Já é possível dar nomes aos CDs de áudio. Isso é bom porque, além de não ser preciso mais gastar seus dedos digitando o nome das músicas, muitos CD players mais modernos podem ler as informações sobre o título do disco e das faixas. Além disso, o Toast oferece integração com a base de dados de seu AppleCD Audio Player, de modo que as informações dos que já tiverem sido catalogados por ele serão aproveitadas.
Dando um trato em LPs
No pacote do Toast Deluxe 4.0 encontram-se alguns programas extras, além do Toast Audio Extractor, software para puxar músicas de CDs que já acompanhava a versão anterior do produto. O CD Spin Doctor é um aplicativo para gravar músicas de fontes analógicas como LPs e fitas cassetes. Ele tem recursos para retirar chiados e “pocs” de gravações e ainda possui alguns filtros para dar uma “energizada” no áudio.
O PhotoRelay serve para catalogar arquivos multimídia. Pode-se adicionar etiquetas para facilitar depois a procura, criar slide shows e automaticamente criar páginas Web a partir de seu catálogo. O software é bastante fácil de usar e bem simpático.
Ao que parece, a idéia do Toast Deluxe 4.0 é mesmo oferecer um conjunto completo de utilitários para que você possa fazer até o rótulo de seu CD. Assim, a Adaptec colocou modelos (templates) já na medida para serem utilizados com o AppleWorks (ou FreeHand ou QuarkXPress) para quem quer criar os rótulo e capinhas apropriados para o seu CD. Uma idéia boa, mas as templates do Quark e do FreeHand são fraquinhas.
Como o Toast suporta AppleScript, foram incluídos vários scripts, como o Toast & Shutdown – permite que você queime um CD deixando que o script se encarregue de desligar o computador – e o Hybridizer, que facilita o processo de criação de CD híbridos.
Com o pé na Web
Em relação à interface, o programa entra na onda dos MP3 players e oferece opções de skins. Fora o visual tradicional, foram incluídos dois skins que, cá entre nós, não são nada demais. Também foi acrescentado o menu Internet, onde é possível acessar o Web-CheckUp, que verifica se há alguma atualização do programa disponível. Além disso, pode-se ter fácil acesso ao site da CDDB e às páginas de suporte, notícias e outros serviços da Adaptec.
Na caixa vem um cabo RCA para ligar seu gravador de CD à entrada de som do computador. Resumindo, o Toast Deluxe 4.0 é um pacote completíssimo para a criação de CDs. E parece que não há nenhum concorrente à altura.
Toast Deluxe 4.0
Adaptec: www.adaptec.com
Preço: US$ 99 (nos EUA)
Pró: Suporta arquivos MP3, CDs de 80 minutos, gravadores IDE e acessa CDDB
Contra: Suporte à tecnologia DAO não é tão bom quanto o do Jam 2.5
|
Volta para a capa
|