Basquete
Vantagens
- Fisicamente, o basquete é um esporte bastante completo, que exige grande
capacidade de explosão física e também de força muscular. Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço.
- Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.
- Economicamente, é um esporte barato, que pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques, escolas e clubes.
Riscos
- O maior risco para os jogadores de basquete são as lesões nas extremidades,
como tornozelos e pontas dos dedos, mas também nos joelhos, ombros e cotovelos.
- Como o basquete é um esporte muito movimentado e de grande explosão física, os sedentários correm o risco de, sem preparo, sofrerem distensões musculares ou paradas cardíacas.
Período mínimo para fazer efeito
- Se praticado com freqüência, o basquete dá resultado rápido, tanto em relação à perda de gordura quanto ao ganho muscular. O aprendizado dos movimentos do basquete pode levar de três a seis meses (já a preparação de um jogador profissional leva, em média, três anos).
Gasto calórico médio
- Depende muito do tempo e do ritmo do jogo de cada um. Mas, como o basquete é um ótimo exercício aeróbico, o gasto é grande, podendo ficar em torno de 500 a 800 kcal em uma
hora.
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo,
idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.
Quem deve fazer
- Todo mundo pode jogar basquete: aquela conversa de que precisa ser alto só serve para quem quer ser profissional. Aliás, se a intenção for essa, é bom começar cedo, por volta dos 10 ou 12 anos de idade. Mas é importante lembrar que força e velocidade são tão importantes quanto a altura.
- Cuidados: com relação à vestimenta, usar meias grossas, tênis com boa absorção de impacto e roupas folgadas, que facilitem os movimentos.
Dicas do especialista
"Jogue com seus amigos, monte a sua `panelinha´. Isso aumenta a segurança e a diversão. E lembre-se de deixar os baixinhos e os gordinhos jogarem. No basquete, velocidade e inteligência para o jogo são tão importantes quanto a força e a altura. Tem lugar pra todo mundo.
Prof. Mário Brauner (treinador de basquete e professor doutor da Escola Superior de Educação Física da UFRGS)
Redação Terra
|