Handeball
Vantagens
- Por basear-se em movimentos simples e naturais (como pular, correr e lançar), o handeball é um jogo muito fácil de aprender.
- Proporciona excelente condicionamento físico muscular e cardiovascular.
- Por ser um esporte coletivo, incentiva o espírito de grupo, a disciplina e a competição saudável.
Riscos
- Embora não seja um esporte violento, o handeball é um esporte de contato físico, e quem o pratica está sujeito a acidentes.
- Por ser um esporte que exige muito do organismo, a prática do handeball sem preparo físico pode provocar lesões, especialmente nos joelhos, nos tornozelos e nos ombros.
Período mínimo para fazer efeito
- Se praticado regularmente (3 vezes por semana), os resultados físicos e técnicos aparecem rápido, em cerca de seis meses.
Gasto calórico médio
- A queima calórica é proporcional à motivação do jogador. Se ele participar ativamente do jogo, ela será alta. Caso ele não participe muito das jogadas e não entre na 'atmosfera' do jogo, a queima será bem pequena. Num jogo profissional, a perda calórica pode passar de 1.500kcal/h.
Quem deve fazer
- Pessoas a partir de 9 anos de idade que tenham passado por uma avaliação médica e que façam acompanhamento de um programa de condicionamento físico apropriado.
Dicas do especialista É preciso, antes de tudo, gostar de jogar. Além disso, o handeball precisa ser praticado com regularidade, pois exige um bom condicionamento físico.
Rogério Toto (Supervisor do Departamento de Handeball da Universidade Metodista de São Paulo)
Redação Terra
|