A importância dos minerais no nosso organismo
Incluir minerais na nossa dieta também é essencial para o bom funcionamento do organismo, você sabia? Estas substâncias exercem funções estruturais (como a de formação de tecido) e reguladoras (em diversas reações químicas no organismo).
Eles são elementos inorgânicos presentes nos tecidos corporais em pequenas quantidades. Aproximadamente quatro por cento do peso do nosso corpo são representados pelos minerais.
Os minerais são importantes no catabolismo, ou seja, na ativação de numerosas reações que liberam energia durante o desmembramento dos carboidratos, das gorduras e das proteínas.
Além disso, eles são essenciais para a síntese dos nutrientes biológicos: do glicogênio a partir da glicose, das gorduras a partir dos ácidos graxos e do glicerol e das proteínas a partir dos aminoácidos. Sem os minerais essenciais, seria rompido o equilíbrio delicado entre catabolismo e anabolismo (quando é formada a massa muscular).
Os minerais podem estar presentes no corpo combinados com compostos orgânicos (proteínas, vitaminas, lipídios, etc.), com compostos inorgânicos (outros minerais) e na forma livre.
Na natureza, eles são encontrados nos solos e nas águas dos rios, lagos e oceanos. Estão presentes principalmente nos vegetais, cereais e alimentos de origem animal. Sua concentração é maior nos alimentos integrais.
Alessandra Caviglia |