Segunda semana:
Dicas de exercícios
Agora que você já se certificou com seu médico de que sua saúde está em ordem, que você está apto para a prática de atividade física e já começou a esquecer as comodidades do dia-a-dia, como elevador e controle remoto, tente manter uma rotina de atividade três dias intercalados por semana, caminhando de 20 a 30 minutos.
Dentro deste tempo, comece com 5 minutos em ritmo bem leve para "aquecer" seu corpo, isto é, ativar a musculatura e articulações que irão trabalhar, aumentando a circulação sangüínea nestas áreas.
Depois do aquecimento, aumente um pouco o ritmo e o mantenha pelos próximos 5 minutos. Descanse caminhando bem devagar por 2 minutos. Repita este rodízio até completar o tempo programado, sempre lembrando de obedecer o tempo total desta semana, que são de 20 a 30 minutos!
Obedecer a progressão dos treinos é um dos segredos para não só ter mais resultados lá na frente, como também para se manter motivado, ficando longe das lesões e do cansaço acentuado.
Procure fazer em dois dos dias que não for caminhar alguns exercícios. Dessa forma, você estará aliando a queima aeróbia de calorias a um fortalecimento muscular, o que dará um maior tônus muscular a seu corpo.
Se você não está acostumado com os exercícios localizados, não se desespere! Veja as séries de exercícios (confira ao lado) e comece pelos "tradicionais", como abdominais e braços. Não se esqueça de fazer, por enqüanto, os mais simples de cada tipo.
E aqui estamos, já mantendo uma rotina saudável de exercícios e o mais importante: respeitando seu organismo!!!
Na próxima semana, aumentaremos mais um pouco o tempo de caminhada, diversificando os blocos de caminhadas rápidas e lentas. Aguarde. Até lá!
Ação Total
|