São Paulo - Ronaldo está de volta. E com ele o gol. Em treinamento coletivo realizado nesta quinta-feira com a equipe juvenil da Inter, Ronaldinho treinou com desenvoltura e marcou um gol diante de um observador ilustre e muito feliz: o presidente da Inter Massimo Moratti.
O dirigente chegou cedo, assistiu ao treino, acenou para Ronaldo e mostrou-se satisfeito com o que viu. O jogador estava animado depois da viagem na quarta-feira a Paris quando os médicos atestaram sua excelente recuperação. O osteopata Boixel, que examinou o jogador na capital francesa, não tem dúvida sobre a sua recuperação.
"Ele voltou melhor. O trabalho feito no Brasil foi muito bom. Não há sinal da tendinite na coxa e já se pode pensar efetivamente no seu retorno, mas isso que ser feito gradativamente já que Ronaldo não atua há 40 dias. Sua última partida aconteceu no dia 23 de dezembro, contra o Piacenza quando ele sentiu a fisgada que o tirou de campo", disse.
Depois do treino, o atacante brasileiro voltou a ser lacônico com a imprensa italiana. Ele limitou-se a dizer: "Me sinto bem, mas não vou falar agora. Outra vez, quem sabe".
No seu site, Ronaldo explica sua decisão de não falar com a imprensa italiana. "Eu sempre respeitei a imprensa. Sempre acompanhei com o maior interesse qualquer coisa publicada sobre a minha carreira, durante todos esses anos. Por isso não posso aceitar passivamente quando algum jornalista escreve coisas levianas sobre a minha viagem ao Rio. Me trataram como se eu fosse um mau profissional que só pensa em se divertir, quando a realidade é exatamente oposta. Se obtive sucesso na minha profissão, foi exatamente por ser um jogador que nunca deixou de cumprir suas obrigações. Nunca me comportei de forma irresponsável", declarou.
O treinador Hector Cúper quer ver Ronaldo treinando com os companheiros antes de decidir se vai colocá-lo para jogar pela Inter. Nesta quinta-feira em Pinetina, eram poucos os companheiros presentes. Apenas os que não foram convocados para a partida contra o Valencia pela Copa Uefa que será disputada nesta quinta-feira, na Espanha.
Resta agora o mistério sobre o retorno de Ronaldo aos campos. Existe um clube que o espera mas não sabe quando poderá contar com ele. Pode ser no jogo da volta contra o Valencia, mas ele também pode ser guardado para o dia 24 de março quando o jogo com a Roma pode decidir o futuro do campeonato, três dias antes do Brasil x Iugoslávia, dia 27 em Fortaleza.