Abebe Bikila

Adhemar Ferreira da Silva

Alain Prost

Ayrton Senna

Babe Ruth

Bjorn Borg

Cy Young

Diego Armando Maradona

Eddy Merckx

Éder Jofre

Franz Beckenbauer

Janet Evans

Jesse Owens

Jim Thorpe

Joe DiMaggio

Joe Montana

Juan Manuel Fangio

Julio César Chávez

Julius Erving

Klaus Dibiasi

Maria Esther Bueno

Mark Spitz

Martina Navratilova

Michael Jordan

Miguel Indurain

Muhammad Ali

Nadia Comaneci

Niki Lauda

Oscar

Pelé
Sergei Bubka

Steffi Graf

Teófilo Stevenson

Wayne Gretzky

Wilt Chamberlain

Você sabia que...?

- Seu gol número 1000 foi em 19 de novembro de 1969, no Marcanã, na partida Vasco x Santo. Houve um pênalti aos 33 minutos do segundo tempo, parando a partida por alguns minutos para que Pelé desse a volta olímpica e posasse ao lado do número 1000, formado por balões.
- Sua última partida como profissional foi em junho de 1977, com a vitória do Cosmos de Nova York contra a Seleção Mundial.
- Em 1959, com 18 anos de idade, já acumulava 127 gols.
- Em 1970, ganhou com o Brasil seu terceiro Mundial, conquistando definitivametne a Taça Jules Rimet, tempos depois o troféu de ouro foi roubado e nunca mais recuperado.
- Pelé foi Ministro de Esportes do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso.


Futebol: Pelé

Falar de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é falar não somente do melhor jogador de futebol de todos os tempos, mas também do maior esportista do século.

Em qualquer parte do planeta é reconhecido e venerado por aficionados do futebol. Reis, príncipes, chefes de estado e até o Papa, conhecem suas extraordinárias qualidades de sportista e ser humano. Pelé não foi somente um jogador excepcional, para o povo brasileiro Pelé é um deus.

Em 1994 - 36 anos depois de aparecer frente aos olhos do mundo, conquistando pelo Brasil a primeira de suas três Copas do Mundo, na Suécia em 1958 -, o "Rei" foi ratificado por todo o continente europeu como o melhor jogador da história do futebol, título que antes já havia sido dada a ele por toda a América. Mas quase 20 anos antes, em 1973, Pelé havia recebido a indicação de "Atleta do Século", o qual foi outorgado em Paris, superando outras lendas do esporte como Juan Manuel Fangio e Mohammed Ali.

Ninguém foi como Pelé, ganhou três das quatro Copas do Mundo que participou: Suécia (58), Chile (62) e no México em 70. A única que lhe faltou foi a da Inglaterra em 1966, húngaros e portugueses tiraram o Brasil da Copa. No total vestiu a camisa verde e amarela 111 vezes (92 em jogos oficiais e 19 em partidas não oficiais), somando 95 gols, 77 deles em partidas oficiais. Na sua carreira marcou 1.285 gols, em 1.321 partidas que jogou entre o amador e profissional.

Com a equipe do coração, o lendário Santos, de 1956 a 1974 também ganhou todas: duas Copas Intercontinental de clubes, duas Libertadores, cinco Copas Brasil, uma Taça de Prata e 10 Campeonatos Paulista. Pelé também conquistou o título de liga nos Estados Unidos, com o já desfeito Cosmos de Nova York. Somadas a essas conquistas esportivas, Pelé tem quase todas as condecorações do mundo, desde a legião de Honra que concedeu o General Charles de Gaulle, até a ordem de Lênin.

Edson Arantes do Nascimento é de Três Corações, uma pequena cidade mineira, onde nasceu em 23 de outubro de 1940. Sua percepção total do jogo, sempre caracterizou e permitiu saber o que fazer com a bola em qualquer instante. Tinha força, resistência, salto, coragem e o controle sublime do toque na bola. "Pensa, decide e executa" foi sempre o seu lema, aprendido com seu melhor amigo, seu pai, Dondinho.

"O futebol é o mais simples do mundo, só precisa jogar". Afirmaria Pelé mais tarde, imortalizando essa frase. Diz o ditado que um bom jogador não se faz, nasce, e Pelé é o melhor exemplo que existe. Sendo muito pequeno quando a família mudou-de para Bauru, no interior de São Paulo, foi ai onde mais aprendeu, e onde apareceu a arte que tinha para jogar futebol.

Sua carreira no futebol começou cedo. Depois de jogar alguns anos em equipes amadoras, como Baquinhor 7 de Setembro, foi descoberto pelo jogador Waldemar de Britto com 11 anos, quando jogava numa equipe chamada Ameriquinha. Brito convidou-o para formar parte da equipe que estava organizando, o Clube Atlético de Bauru. Em 1956, quando tinha 15 anos o levou para o Santos.

Quando chegou ao clube santista com o garoto, Waldemar de Brito disse: "esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo". Previsão que logo começaria a se tornar realidade. Em 7 de setembro do mesmo ano chegaria seu primeiro "show" quando entrou na partida e marcou o sexto gol da vitoria de 7-1 de Santos sobre o Corinthians de Santo André.

Depois, na primeira partida do torneio regular marcou 4 gols. Na campanha seguinte foi titular e se transformou no maior artilheiro do campeonato Paulista. Em 7 de julho de 1957 viria sua estreia na seleção, frente à Argentina. Os argentinos ganharam de 2-1, mas Pelé marcou o gol brasileiro. No mundial da Suécia, em 1958, com apenas 17 anos, se transformou no jogador mais jovem a ganhar uma Copa do Mundo. Marcou dois gols na grande final contra os donos da casa, que derrotaram por 5-2.

Ali o mundo conheceria a Pérola Negra. Foi assim que começou uma lenda que cresceria até se transformar em Pelé, o Rei do futebol e o atleta do século.


Ismael López/El Norte

versão Patrícia Fook