Abebe Bikila

Adhemar Ferreira da Silva

Alain Prost

Ayrton Senna

Babe Ruth

Bjorn Borg

Cy Young

Diego Armando Maradona

Eddy Merckx

Éder Jofre

Franz Beckenbauer

Janet Evans

Jesse Owens

Jim Thorpe

Joe DiMaggio

Joe Montana

Juan Manuel Fangio

Julio César Chávez

Julius Erving

Klaus Dibiasi

Maria Esther Bueno

Mark Spitz

Martina Navratilova

Michael Jordan

Miguel Indurain

Muhammad Ali

Nadia Comaneci

Niki Lauda

Oscar

Pelé

Sergei Bubka

Steffi Graf

Teófilo Stevenson

Wayne Gretzky

Wilt Chamberlain


Atletismo: Jim Thorpe

Transformou-se em uma lenda do esporte por se tornar campeão olímpico de pentatlo e decatlo, além de jogar de beisebol e futebol americano.

Campeão olímpico no atletismo, Jim Thorpe perdeu suas medalhas de ouro porque recebeu dinheiro para jogar futebol americano. Muito antes de Bo Jackson e Delon Sanders, Thorpe foi o atleta que jogou beisebol e futebol americano profissional ao mesmo tempo. Thorpe nasceu em 22 de maio de 1887 perto de Prague, estado norte-americano de Oklahoma.

Durante os verões de 1909 e 1910, Thorpe ganhava aproximadamente 25 dólares jogando beisebol semiprofissional utilizando seu nome verdadeiro diferentemente de outros que usam pseudônimos para se esquivar do regulamento amador.

Mais tarde o treinador Pop Warner convencer Thorpe a voltar a Carlisle para jogar futebol americano em 1911. O treinador promoveu Thorpe como "o atleta mais completo do mundo". Thorpe se destacou com uma vitória 18-15 sobre Harvard com quatro gols e uma surpreendente corrida frente a 30 mil fãs em Cambridge, Massachusetts.

Em 11 de julho de 1912, Thorpe ganhou o pentatlo olímpico. Depois bateu o recorde mundial de o decatlon com 8.412 pontos. Depois de deixar Carlisle, Thorpe assinou um contrato de 5 mil dólares para jogar beisebol e ser a grande atração dos New York Giants.

Em 1915, Thorpe concordou em jogar uma partida de futebol americano pelos Canton Bulldogs por 250 dólares. Decidiu permanecer na equipe que seria reconhecido como "campeão mundial" em 1916, 1917 e 1919.

Enquanto jogava para os Bulldogs em 1920, Thorpe foi eleito o primeiro presidente da Associação de Profissionais de Futebol Americano dos Estados Unidos. Depois de passar por várias equipes, sua última aparição foi com os Chicago Cardinals em 30 de novembro de 1928.

Em 1950 foi nomeado "O maior atleta da primeira metade do século" pela agência Associated Press. Thorpe faleceu com 65 anos de idade de um ataque cardíaco no dia 2 de março de 1953 num trailer onde morava em Lomita, Califórnia.



Juan Ramón Piña / El Norte

versão Patrícia Fook