Papel dos carboidratos no organismo
Os carboidratos desempenham várias funções importantes relacionadas à realização dos exercícios:
Fonte de energia: a principal função dos carboidratos consiste em servir como combustível energético para o corpo. A energia proveniente da desintegração da glicose e do glicogênio acaba sendo utilizada para acionar a contração muscular, assim como todas as outras formas de trabalho biológico.
Preservação das proteínas: em condições normais, a proteína desempenha um papel vital na manutenção, no reparo e no crescimento dos tecidos corporais. Em um grau consideravelmente menor, a proteína serve também como fonte de energia alimentar. Quando as reservas de glicogênio estão reduzidas, a produção de glicose começa a ser feita a partir da proteína e da gordura. Isto acontece muito no exercício prolongado e de resistência. Conseqüentemente, o preço a ser pago é uma redução temporaria nas "reservas" corporais de proteína, especialmente proteína muscular. Em condições extremas, isso pode causar uma redução significativa no tecido magro (perda de massa muscular).
Proteção contra corpos cetônicos: carboidratos são ativadores do metabolismo das gorduras. Se a quantidade de carboidratos é insuficiente devido a uma dieta inadequada ou pelo excesso de exercícios, o corpo mobiliza mais gorduras para o consumo energético (do mesmo modo como faz com as proteínas). Isso pode resultar no acúmulo de substâncias ácidas (corpos cetônicos), prejudiciais ao organismo.
Combustível para o sistema nervoso central: carboidratos agem também como combustíveis do sistema nervoso central, sendo essenciais para o funcionamento do cérebro, cuja única fonte energética é a glicose, e dos nervos.
Alessandra Caviglia |