"O estresse é um desafio que se repete em curtos espaços de tempo, causando desgaste físico, mental e emocional", resume Jussara Marchand, especialista em Ciências da Saúde e Comportamento Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Em sua pesquisa O Caminho do Estresse, ela examinou a evolução do problema na vida de empresários, profissionais liberais e funcionários de empresas públicas e privadas na cidade de Porto Alegre.
Depois de entrevistar 1250 pessoas de diferentes extratos sociais e níveis de escolaridade, a pesquisadora estabeleceu o que chamou de oito estágios do desenvovimento do estresse. "Em geral, a pessoa estressada apresenta sintomas de todas as fases mas, conversando com elas, é possível encontrar um padrão de evolução de seus problemas", explica.
Para Jussara, a vantagem de conhecer os estágios do processo de estresse é poder perceber os sinais de alerta antes que a doença esteja completamente instalada. "O segredo é perceber as próprias sensações e desenvolver a capacidade de observar sua vida 'de fora', estabelecendo metas e modificando comportamentos e crenças que só pioram a vida".