São Paulo – O Internacional venceu o Goiás por 1 a 0, neste domingo, no Serra Dourada, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Foi o primeiro gol sofrido pelo Goiás, do goleiro Harley, na competição. Foi também a quarta vitória consecutiva do Inter, que chega aos 12 pontos e se aproxima dos líderes do Brasileiro. Já o Goiás permanece com 11 pontos e perde a chance de se tornar líder isolado, se chegasse aos 14.
O feito do Inter se tornou ainda mais difícil quando Jackson foi expulso no final do primeiro tempo.
A invencibilidade do goleiro Harley durou até os 12 minutos do segundo tempo, quando Juca chutou de fora da área, a bola bateu no travessão e ultrapassou a linha do gol, sem balançar as redes: 1 a 0 para o Inter.
O próximo jogo do Colorado será no próximo domingo, contra o Guarani, em Campinas. Já o Goiás encara o Palmeiras, no Parque Antártica, no sábado.
O meia Bilu, aos 10 minutos, avançou pela intermediária e arriscou um chute de fora da área — o goleiro Hiran, atento, defendeu no canto esquerdo. Hiran, dois minutos depois, lançou para o atacante Fabiano, que antes de penetrar na área e ficar cara a cara com o goleiro Harlei, foi interceptado pelos defensores do Goiás.
A torcida do Goiás levou um susto aos 17 minutos: o meia Silvinho cruzou para a área, o zagueiro Roni errou em bola, e esta sobrou na lateral esquerda para o volante Carlinhos, que desequilibrado chutou na rede pelo lado de fora. Silvinho sentiu o tornozelo direito e foi substituído pelo meia Juca aos 29.
Mais bem armado em campo, o Goiás controlava as ações, porém não conseguia criar chances claras de gol. O Inter, por sua vez, acionava de forma exaustiva Fabiano, que insistia nas jogadas pela ponta direita e invariavelmente sucumbia na marcação do sistema defensivo adversário. Aos 39 minutos, Bilu recebeu na meia direita uma bola do volante Marabá, penetrou na área, driblou o zagueiro Fernando Cardozo e soltou uma bomba por cima do travessão.
A situação do Inter já estava difícil, mas ficou pior aos 42’, quando Jackson, que tinha cartão amarelo, recebeu o cartão vermelho após reclamar do árbitro Léo Feldman por causa de uma falta na meia lua colorada. Na cobrança da falta, aos 44, o volante Túlio colocou a bola no canto esquerdo de Hiran, que executou uma boa defesa.
Com um homem a mais, o Goiás pressionou ainda mais o Colorado, que soube se defender com eficiência, impedindo o time do treinador Lori Sandri de construir jogadas realmente perigosas.
De posse de uma vantagem numérica, o Goiás começou o segundo tempo em cima do Inter e disposto a definir o placar. O ala Maurício arriscou, aos 4 minutos, um chute da meia direita: a bola passou a lado da trave direita de Hiran. Em outro lance de ala, Rodrigo Queiroz mandou um foguete da intermediária esquerda e a bola explodiu na trave esquerda do goleiro colorado.
No momento em que a situação era desesperadora, o Inter marcou seu gol: aos 13’, Juca mandou uma bomba da meia direita, a bola bateu no travessão e entrou no gol. Inter 1 a 0.
O Colorado perdeu uma oportunidade clara de ampliar o escore aos 21 minutos, quando o atacante Leandro Machado passou para o ala-esquerda Wederson, que da risca da pequena área, chutou em cima de Harlei. A partir daí, o Goiás apertou ainda mais o Inter, que passou a se defender e tentar explorar os contragolpes. Aos 23, o meia Danilo, que havia entra no lugar do zagueiro Roni, chutou da intermediária, a bola desviou em Juca, e Hiran, embaixo do travessão, espalmou para fora. Juca, aos 26, derrubou Maurício dentro da área porém Feldman não marcou o pênalti.
Aos 37, o atacante Marcinho, que havia substituído Bilu, chutou rasteiro da meia lua e Hiran defendeu no meio do gol. Mas foi no minuto seguinte que Hiran fez a grande defesa da partida: Gauchinho, ao lado da trave esquerda, empurrou para a rede e Hiran incrivelmente bloqueou o chute e mandou a bola para escanteio.
A partida transformou-se em drama. Nervosos, os jogadores do Goiás começaram a abafar o time colorado. Muitas bolas para a área, e Hiran defendendo todas. Hiran, o grande herói do Inter no Serra Dourada, ainda teve tempo para fazer uma defesa extraordinária aos 48: o meia-campista Zé Carlos, que tinha entrado no lugar de Rodrigo Queiroz, chutou da meia esquerda e Hiran, embaixo do travessão, espalmou para fora. Feldman, imediatamente, acabou o jogo para alívio do Inter.
O Goiás volta a jogar no próximo sábado contra o Palmeiras, no Parque Antarctica, enquanto o Inter vai ao Brinco de Ouro da Princesa enfrentar o lanterna Guarani.