Terra

19Leia o texto abaixo:

Egito quer conferência arqueológica de países “expropriados”

O governo egípcio pretende realizar uma conferência arqueológica internacional de “países expropriados”, para a qual serão convidados Grécia, Itália, Síria e vários países latino-americanos. O diretor do CSA – Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawas, disse que, com esta conferência, o Egito pretende chamar a atenção para o direito desses países de recuperar peças que são parte de seu patrimônio cultural e histórico.

Adaptado de O Estado de S. Paulo, 8 de junho de 2006.

A respeito desse assunto, é correto afirmar que:

a) a Itália é um dos países mais prejudicados, pois os macedônios, ao dominarem a região no século III d.C., apropriaram-se de centenas de esculturas.

b) quase todas as múmias incas foram descobertas pelos ingleses e levadas ao Egito para estudos científicos comparativos.

c) a “expropriação arqueológica” na América Latina está relacionada ao interesse e ao respeito das metrópoles ibéricas pela cultura das civilizações pré-colombianas.

d) a “expropriação arqueológica” do Egito está relacionada ao domínio imperialista europeu ocorrido nos séculos XIX e XX.

e) importante acervo de objetos arqueológicos produzidos pelos gregos antigos está com os bizantinos, que tomaram o Império Turco-Otomano em 1453.

20Leia os seguintes itens:

I. Situada em terreno extremamente montanhoso e acidentado, a descoberta e a exploração do ouro justificaram a escolha dessa região para o surgimento de uma cidade. A cidade preserva, até os dias atuais, um dos mais ricos conjuntos arquitetônicos do país, formado por casarões, igrejas e palácios erguidos durante o Ciclo do Ouro, bem como o maior conjunto barroco do mundo.

II. O casario colorido, herança do povoamento português colonial, e a imponência de suas igrejas contrastam com o verde intenso da vegetação tropical e o azul do mar. O desenvolvimento da cidade esteve estreitamente ligado ao ciclo da cana-de-açúcar.

III. Os traços simples do projeto de Lúcio Costa como ele próprio definiu – “um gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz” – valorizam ainda mais a arquitetura de Oscar Niemeyer.

IPEA. Desafios do Desenvolvimento. Número 59 (fevereiro/março 2010).

A opção correta que indica as três cidades que são Patrimônio Cultural da Humanidade é:

a) Tiradentes, Recife e Goiânia.

b) Ouro Preto, Paraty e Brasília.

c) Sabará, Recife e Brasília.

d) Ouro Preto, Olinda e Brasília.

e) Mariana, Olinda e Rio de Janeiro.