3Leia o texto abaixo:
Não faltam motivos para se eleger a Guerra dos Emboabas como um episódio marcante para o Brasil. O que falta é mais pesquisa histórica. Mesmo pela via da história oral é difícil encontrar pistas que enriqueçam o conhecimento sobre a Guerra dos Emboabas. Afinal, lá se vão 300 anos. “Já ouvi falar dessa guerra, minha avó me contava”, foi uma resposta muito ouvida por Márcia Conceição Bárbara durante suas pesquisas acadêmicas realizadas em Minas Gerais. Embora pouco concreta, a memória daqueles distantes episódios continua no ar. O nome “Emboabas” inspira bares, restaurantes e até uma emissora de rádio FM. Algumas lendas sobrevivem no imaginário local. Acredita-se, por exemplo, que a cor escuríssima da água do Rio das Mortes, em São João del-Rei, se deve à quantidade de cadáveres que foram jogados lá.
Adaptado de ALDÉ, Lorenzo. A guerra da memória. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, outubro de 2008.
A partir do texto, pode-se concluir que:
a) os emboabas tornaram-se heróis em Minas Gerais por terem lutado contra os altos impostos e contra as casas de fundição criadas no século XIX.
b) apesar do tempo decorrido, a memória a respeito da guerra permanece e ajuda a construir a identidade histórica dos habitantes daquela região.
c) a memória a respeito desse conflito tem pouca importância para a região, pois não é concreta e científica e, portanto, não traz informações confiáveis.
d) a existência de lendas fantasiosas a respeito desse conflito demonstra desconhecimento total da população a respeito da disputa.
e) apesar da destruição dos índios emboabas pelos portugueses, sua cultura permanece viva nas lendas e nos nomes das regiões por eles habitadas.
4Analise o mapa abaixo:
ISAAA
A partir do mapa apresentado, a respeito das lavouras de transgênicos em nível mundial, é possível inferir que:
a) estão concentradas nos países asiáticos, com destaque para Índia, China e Filipinas.
b) o Brasil e a Argentina são os países que mais cultivam transgênicos na América Latina.
c) no continente europeu, destacam-se grandes extensões de lavouras transgênicas.
d) a África do Sul e a Índia possuem mais lavouras transgênicas que a China.
e) as lavouras de transgênicos estão concentradas nos EUA, na França e na Alemanha.