19O gráfico a seguir mostra o crescimento populacional das espécies A e B em duas situações diferentes: as linhas contínuas quando vivem em diferentes hábitats e as linhas tracejadas quando vivem no mesmo hábitat.
A análise do gráfico permite concluir que, em um mesmo hábitat, as espécies apresentam uma interação do tipo:
a) predatismo, pois as curvas mostram a ocorrência de variações similares no número de indivíduos, indicando que B é presa de A.
b) amensalismo, pois o fato de A apresentar menor crescimento populacional indica que, de alguma forma, está sendo negativamente afetada por B.
c) parasitismo, pois sendo A parasita de B, ambas continuam apresentando crescimento populacional, embora com menor intensidade.
d) protocooperação, pois ambas continuam se desenvolvendo, o que demonstra que a relação entre A e B é harmônica, mas não obrigatória.
e) competição, pois o crescimento populacional de ambas é menor, sendo a coexistência possível graças a nichos não idênticos.
20Leia o texto abaixo:
O Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, iniciou o processo de fabricação do primeiro protótipo do trem urbano de levitação magnética, o Maglev Cobra, um projeto concebido pelo Coppe/UFRJ... Depois dos testes, o governo do estado do Rio de Janeiro planeja construir uma via expressa ligando os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont utilizando o trem magnético... Além da vantagem de não poluir o ambiente, o veículo poderá aproveitar trajetos de vias férreas e do metrô já construídas, aproveitando o espaço entre os trilhos. Alguns países como China e Coreia já utilizam tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam quando atingem altas velocidades. A tecnologia que está sendo desenvolvida para a Maglev Cobra é especificamente para o transporte urbano, podendo trafegar até 70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado, seja em movimento.
<www.cimm.com.br>
Essa levitação magnética citada no texto pode ser conseguida utilizando-se o conhecimento de que:
a) os polos magnéticos de mesmo nome se repelem e os de nomes diferentes se atraem.
b) os polos positivos se repelem e os negativos se atraem.
c) ao cortar um ímã ao meio, ele formará dois outros ímãs com apenas um polo magnético cada um.
d) o polo norte repele o polo sul.
e) os polos magnéticos só aparecem em ímãs.