Terra

25O ozônio é um gás de cheiro forte e desagradável, extremamente instável, de fórmula molecular O3, que ocorre nas camadas altas da atmosfera, devido à transformação do oxigênio por ação dos raios ultravioleta.

O ozônio é um poluente produzido pela reação de outros poluentes na atmosfera e pode causar irritação nos olhos, tosse e agravamento de doenças crônicas como a asma e a bronquite.

Entre muitas aplicações, pode ser usado como bactericida, na purificação da água, como oxidante, para branquear óleos e polpa de papel, e como desodorizador, em cinemas e velórios.

Sobre o ozônio, são feitas as afirmações.

I. Embora apresente ligação apolar, é uma molécula polar.

II. Por ser um poluente ambiental, não pode ser utilizado em benefício do ser humano.

III. É um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

a) I, apenas. d) I e II, apenas.

b) II, apenas. e) I e III, apenas.

c) III, apenas.

26A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada, o que se consegue por meio dos processos usados em estações de tratamento.

A desinfecção da água é um processo em que se utiliza um agente (químico ou não), com o objetivo de eliminar micro-organismos patogênicos presentes (bactérias, protozoários e vírus, além de algas). No Brasil, a desinfecção da água para o consumo humano é usualmente realizada com a adição de cloro ativo nas formas de gás cloro e hipoclorito de sódio, apresentando como vantagens o baixo custo e o fácil manuseio.

A cloração de águas contendo matéria orgânica natural (MON) favorece a formação de trihalometanos (THMs) e outros subprodutos da desinfecção (SPDs). Dentre os trihalometanos, quatro ganham destaque nas águas tratadas, devido à sua ocorrência em concentrações mais significativas: clorofórmio (CHCl3), diclorobromometano (CHBrCl2), dibromoclorometano (CHBr2Cl) e bromofórmio (CHBr3).

Atualmente, tem havido crescente interesse no uso de desinfetantes alternativos que minimizam a formação de trihalometanos. Entre eles, estão o ozônio (O3), o permanganato de potássio (KMnO4) e o dióxido de cloro (ClO2).

O ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio, apresenta odor peculiar e irritante, é muito volátil e pouco solúvel em água, sendo pouco estável. É um potente oxidante, capaz de oxidar compostos orgânicos e inorgânicos na água, os quais exercerão uma demanda do oxidante antes de ocorrer a desinfecção. O ozônio decompõe-se na água, espontaneamente, por meio de mecanismos complexos que envolvem a geração de radicais livres hidroxilas (•OH).

Tendo em vista o texto anterior e seus conhecimentos, analise as diferenças entre os agentes químicos citados para tratamento de água.

a) No Brasil, utilizam-se somente gás cloro e hipoclorito de sódio, apresentando como vantagens o baixo custo e o fácil manuseio.

b) Todas as águas cloradas contém THMs e SPDs, ou seja, contêm clorofórmio (entre outros) altamente
tóxico.

c) O ozônio, ao contrário do gás cloro e hipoclorito de sódio, antes de eliminar os micro-organismos patogênicos da água, oxida os compostos orgânicos (o que diminui a formação de trihalometanos), além de desaparecer da água após sua ação.

d) Há facilidade em utilizar o ozônio como desinfetante de águas, uma vez que ele é facilmente extraído da atmosfera (onde há em grande quantidade), sendo de simples armazenamento (dissolvido em água).

e) Tanto a utilização de cloro como a de ozônio têm seus lados positivos e negativos, bastando apenas a questão econômica estar acima das questões ambientais.