7Leia a notícia abaixo:
Agora, finalmente, rodou. As bactérias da linhagem sintética, batizada de Mycoplasma mycoides JCVI-syn 1.0, funcionam e se reproduzem normalmente, como qualquer bactéria na natureza. A célula original que recebeu o genoma sintético teve o benefício de todo o “maquinário” original do citoplasma (mitocôndrias, ribossomos e outras organelas) para funcionar, já que apenas o DNA havia sido removido. A cada multiplicação celular, porém, isso foi se diluindo, até que tudo dentro das células passou a ser 100% confeccionado pelo genoma sintético.
A notícia anterior, publicada em jornal de circulação nacional em maio de 2010, refere-se aos experimentos realizados por um geneticista americano e sua equipe, que consistiu em sintetizar o genoma da bactéria
Mycoplasma mycoides, posteriormente introduzido na bactéria Mycoplasma capricolum. Analise a notícia, o texto e assinale a alternativa correta.
a) O jornal erra ao citar “outras organelas” na célula que recebeu o genoma sintético, pois esta possui apenas mitocôndrias e ribossomos.
b) “Agora, finalmente, rodou” significa que o genoma sintético passou a coordenar o metabolismo das bactérias Mycoplasma capricolum.
c) A célula original não sobreviveria sem as mitocôndrias, pois estas são responsáveis pela respiração celular.
d) O trecho “a cada multiplicação celular” refere-se ao conceito de meiose, que produz células idênticas.
e) As células originais tiveram o seu núcleo celular
removido, permanecendo nelas apenas as mitocôndrias e os ribossomos.
8O texto abaixo discorre sobre problemas decorrentes da poluição sonora:
A poluição sonora pode causar dor de cabeça, fadiga, estresse, distúrbios cardiovasculares, distúrbios do sono e perda auditiva. Francisco Antônio Pereira, motorista há 13 anos, trabalha entre seis e sete horas por dia, seis dias por semana, com o motor ao lado do ouvido. Os reflexos já apareceram. No último exame realizado, foi detectada uma perda de audição de 8% a 8,5%, do lado direito –, afirma Francisco Antônio Pereira, motorista. O ideal seria que toda a frota tivesse ônibus com motor traseiro. O índice do nível de decibels chega a ter 20 pontos a menos, em relação aos ônibus mais antigos.
Disponível em: <http:dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,, MULA434755-10039,00.html>. Acesso em: 18 ago. 2008.
Segundo o texto, uma das possíveis soluções para minimizar as doenças típicas de motoristas de ônibus, como as citadas no texto, é:
a) construir os motores na parte de trás do ônibus.
b) mudar a posição do motorista no ônibus.
c) distribuir a jornada de trabalho do motorista ao longo do dia.
d) mudar a jornada de trabalho do motorista para o período noturno.
e) voltar a utilizar os ônibus antigos.