Terra

23Leia o texto a seguir:

O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e o acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal. (...) a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal pode chegar a 7 mil metros. (...) no interior da camada, o petróleo e o gás ficam armazenados nos poros das rochas, sob altíssima pressão.

<https://www2.petrobras.com.br/presal/10-perguntas/>

A expressão “altíssima pressão” citada no texto se deve às profundidades e às densidades das camadas situadas acima da camada do pré-sal, além da aceleração da gravidade.

Calcule a pressão exercida pela água do oceano sobre a superfície da camada pós-sal, considerando que a densidade da água do mar é de, aproximadamente,
1.000 kg/m3 e que a aceleração da gravidade no local da camada é aproximadamente 10 m/s2.

Dado: pressão = força/área

a) 2 · 107 N/m2

b) 3 · 107 N/m2

c) 7 · 107 N/m2

d) 5 · 103 N/m2

e) 5 · 100 N/m2

24Leia os textos seguintes:

Lâmpadas fluorescentes

Desde o apagão de 2001, quando as chamadas lâmpadas econômicas se incorporaram à vida brasileira, o consumo desse tipo de produto manteve-se em escala ascendente. Só nos últimos quatro anos, a média de crescimento foi da ordem de 20% ao ano.

Descarte

Para este tipo de lâmpada, em cujo interior há mercúrio – substância poluente –, é de se esperar que o descarte adequado do produto pós-consumo seja alvo de total atenção por parte dos importadores e do poder público.

A Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação) identificou, no Brasil, apenas dez empresas que oferecem serviço de reciclagem de lâmpadas, a maior parte das quais em São Paulo. O número já é pequeno e, para piorar, a logística de transporte de resíduos perigosos – o caso em questão – torna-se especialmente complexa em função da legislação brasileira sobre o tema.

https://www.coletasolidaria.gov.br/menu/material-de-apoio/reciclagem-de-lampadas-fluorescentes-no-brasil/

Reciclagem

Uma das etapas da reciclagem desse tipo de lâmpada consiste na recuperação do mercúrio. A recuperação é obtida pelo processo de reportagem, onde o material é aquecido até a vaporização do mercúrio (temperaturas acima do ponto de ebulição do mercúrio, 357 °C). O material vaporizado a partir desse processo é condensado e coletado em recipientes especiais ou decantadores. O mercúrio assim obtido pode passar por nova destilação para se removerem impurezas.

Para se conseguir uma pureza de mercúrio da ordem de 99,99%, as partículas orgânicas carreadas pelos gases durante a vaporização do mercúrio são conduzidas a uma câmara de combustão onde são oxidadas.

https://www.maoparaofuturo.org.br/coleta-seletiva/lampadas/como-reciclar-lampadas/

Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos em processos de separação de misturas, assinale a alternativa correta.

a) Em temperaturas acima de 400 ºC, o mercúrio encontra-se no estado líquido.

b) Os decantadores são equipamentos utilizados
para separar misturas homogêneas entre sólidos e
líquidos.

c) A destilação é um método de separação utilizado com a finalidade de separar misturas heterogêneas entre gases.

d) Imaginando o valor máximo de pureza do mercúrio citado no texto, para cada 1 tonelada de mercúrio purificado, teremos 100 g de impurezas.

e) O mercúrio é o único não metal líquido à temperatura ambiente.