29Analise o texto e o infográfico mostrados:
A indústria do plástico quer salvar sua reputação investindo milhões de dólares para rechaçar a imagem de vilão do meio ambiente. De sacolas de supermercados a embalagens, o plástico passou a fazer parte da vida em sociedade, acumulando--se em lugares indesejados, passando de útil a vilão ambiental. Indústrias de plásticos no Brasil e no mundo disponibilizam investimentos e apostam na publicidade para mostrar que o plástico não se resume apenas no impacto ambiental que ele provoca, mas que também tem importante participação em diversas áreas, como na medicina.
Adaptado de O Estado de S. Paulo, 9 de junho de 2010.
Em relação ao que foi apresentado, pode-se concluir que:
a) os investimentos em publicidade nos EUA e no Brasil têm como objetivo o aumento das campanhas de reciclagem e reaproveitamento do plástico.
b) levando em consideração o consumo per capita de plástico, pode-se dizer que os EUA, em relação ao Brasil, investem o dobro em campanhas publicitárias.
c) a reciclagem de plástico no Brasil é, aproximadamente, o triplo da reciclagem de outros materiais, como lata, vidro e papel.
d) os plásticos mais reciclados no Brasil são as embalagens de alimentos, como sacos de arroz e de feijão, e os copos descartáveis.
e) durante a reciclagem, as sete categorias de plásticos são processadas em conjunto, dando origem aos grãos plásticos, conhecidos como PET.
30O diabetes melito, caracterizado pelo aumento anormal de açúcar no sangue, quando não tratado adequadamente, pode causar infarto do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização. Recentemente, um teste que dosa a quantidade de hemoglobina glicada passou a ser utilizado para avaliar, de modo mais específico, o controle da glicemia em pacientes diabéticos. O açúcar se acopla à hemoglobina, dando origem à chamada hemoglobina glicada. Quanto maior for a quantidade de açúcar acoplado, maior será a concentração de glicose no sangue. Por isso, o exame permite avaliar a glicemia nos últimos três meses – e não episódios isolados. Segundo pesquisadores, a glicemia medida em jejum pode sofrer influência de fatores como estresse ou outras doenças, o que não acontece com a hemoglobina glicada. “A glicemia em jejum mostra os níveis de glicose do dia anterior, trazendo uma falsa impressão do hábito de vida do paciente. Já a hemoglobina glicada apresenta um resultado mais fiel, pois altos níveis significam o descontrole da glicemia ao longo de um período de três meses”, explica o cardiologista Carlos Vicente Serrano, do Instituto do Coração.
Em relação ao que foi apresentado e aos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a) A hemoglobina é uma substância de natureza lipídica que, associada à molécula de glicose, torna-se responsável pelo transporte de oxigênio até os tecidos.
b) A análise da hemoglobina glicada é mais eficiente para avaliar o prognóstico do diabetes melito, pois revela o hábito de saúde do paciente ao longo de um período.
c) Segundo pesquisadores, a glicemia medida em jejum reflete as variações da glicemia ao longo do tempo, mas a hemoglobina glicada apresenta um resultado mais fiel.
d) Em pacientes diabéticos, os altos níveis de hemoglobina glicada sugerem condição normal de saúde, pois a preocupação é com a glicose circulante e não com aquela associada à hemoglobina.
e) Os glóbulos vermelhos, além de transportar gases respiratórios, são responsáveis pelo transporte de glicose até os tecidos, onde é utilizada como fonte de energia metabólica.