13Leia a notícia publicada em um jornal de circulação nacional, em maio de 2010:
Em um experimento realizado no Reino Unido, cientistas mostraram que alguns insetos adquirem resistência natural ao DEET, principal substância ativa usada em repelentes, e podem passar essa característica à sua prole. Segundo o trabalho, (...) isso vale para mosquitos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os autores da pesquisa (...) afirmam que a característica genética de resistência é dominante, transmitida mais facilmente à prole. No estudo, os cientistas também demonstraram que o cruzamento de fêmeas insensíveis ao DEET com machos de sensibilidade desconhecida elevou o índice de insensibilidade ao repelente nas moscas-filhotes de 13% para 50% em apenas uma geração. É uma má notícia, sugerindo que o uso mais disseminado desse produto pode vir a induzir um rápido surgimento da resistência nos animais.
De acordo com os seus conhecimentos de genética e evolução, é correto afirmar que:
a) o trecho “alguns insetos adquirem resistência natural ao DEET” aponta ideias que concordam com a teoria da evolução de Charles Darwin.
b) uma característica genética é considerada dominante quando é determinada por um gene que não se manifesta em heterozigose.
c) os insetos resistentes são variedades mutantes que surgiram após o uso de repelentes contendo a substância ativa DEET.
d) o uso mais disseminado do DEET pode induzir uma rápida seleção de indivíduos resistentes ao produto.
e) o cruzamento de fêmeas insensíveis ao DEET com machos de sensibilidade desconhecida aumentou a frequência dos genes para a sensibilidade ao produto.
14Desde 1989, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) calcula as áreas desflorestadas anualmente na Amazônia Legal, por meio de um projeto de monitoramento por satélite da floresta. Para isto, são analisadas imagens dos satélites Landsat (americano) e CBERS (brasileiro e chinês, em parceria). O território do Pará tem cerca de 1.250.000 km2 de área, dos quais 880.000 km2 de florestas. Em 2008, 5.041 km2 dessas florestas foram destruídos.
Se não forem adotadas medidas para proteger as florestas, a taxa de desmatamento anual (km2/ano) continuará alta na região. Supondo-se que a partir de 2009 a taxa de desmatamento no Pará seja constante e atinja 10.000 km2/ano,
em quantos anos o estado perderia toda a sua área de floresta (880.000 km2)?
a) 10 anos
b) 80 anos
c) 88 anos
d) 100 anos
e) 880 anos