33Tanto o gás natural quanto o etanol são utilizados como combustíveis em transportes urbanos. A combustão completa do gás natural e do etanol libera 800 kJ e 1.330 kJ por mol de combustível, respectivamente. A queima desses combustíveis contribui para o aumento do efeito estufa. Para igual energia liberada, a razão entre as quantidades de CO2 produzidas na combustão do etanol e na do gás natural é, aproximadamente:
a) 2,0
b) 1,7
c) 1,5
d) 1,2
e) 0,6
34Em mulheres, a mutilação sexual pode ocorrer de várias maneiras. A extirpação do clitóris é chamada de clitoridectomia e pode ser acompanhada da eliminação de parte ou de todo o lábio vaginal, procedimento chamado excisão. De modo generalizado, essas práticas de remoção são chamadas circuncisão feminina. Algumas comunidades islâmicas e outras não islâmicas do norte da África e do Oriente Médio praticam a mutilação sexual nas meninas e vêm chamando a atenção do mundo ocidental por conta disso. Contudo, são relatados casos de mutilação sexual feminina em todo o mundo, inclusive em países desenvolvidos.
Analise as alternativas a seguir e assinale a única correta.
a) A mutilação feminina é um costume sóciocultural que causa danos físicos, psicológicos e, ainda, pode causar a morte, devido a infecções secundárias.
b) O clitóris é um órgão alongado e erétil, semelhante ao pênis, que possui a uretra em seu interior, com a função de passagem da urina para o meio externo.
c) A mutilação feminina tem caráter religioso e está restrita a comunidades islâmicas do Oriente Médio.
d) A retirada do clitóris e dos lábios vaginais elimina o prazer sexual da mulher e causa esterilidade.
e) A prática da circuncisão feminina é considerada pela civilização ocidental uma forma aceitável e legal de modificação do corpo.