17A queda de um corpo abandonado, próximo à superfície terrestre, foi um dos primeiros movimentos que os sábios da
Antiguidade tentaram explicar. Mas só Galileu, já no século XVII, estudou experimentalmente o movimento de queda de corpos e o lançamento de projéteis.
Na figura abaixo, uma esfera é abandonada no ponto E, caindo verticalmente de uma altura h. Considerando o solo como referência (h = 0) e desprezando o efeito do ar, assinale o gráfico que traduz corretamente a variação de energia potencial gravitacional (Ep) da esfera, em função do tempo de queda (t), até atingir o solo.
18Leia o texto abaixo:
Após o nosso planeta ser observado e fotografado por várias missões espaciais, foi dito que, ao invés de Terra, ele deveria ser chamado de água.
A Terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de serem encontrados organismos vivos apenas na Terra.
A maior parte da água (cerca de 97% de toda a água) que existe no planeta está nos oceanos e mares. Conhecemos essa água como água salgada, porque contém substâncias chamadas sais. A água também está presente em rios e lagos, porém em menor quantidade que nos oceanos. A água de rios e lagos é conhecida como água doce, porque não possui a enorme quantidade de sal que há na água do mar. Devemos tomar cuidado com esta definição, porque água doce não quer dizer água com açúcar, mas sim com menos sal em relação à água do mar.
Mas, de onde vem tanta água? Por que em alguns lugares ela é doce e em outros salgada? Para onde vai a água que utilizamos? Estas são algumas perguntas que naturalmente surgem quando pensamos nesse recurso e, hoje em dia, com o desenvolvimento da ciência e o auxílio de equipamentos, é mais fácil respondê-las.
A maneira pela qual a água se movimenta no nosso planeta, as características de cada local e outros fenômenos podem ser explicados pelo ciclo da água, ou ciclo hidrológico.
Adaptado. https://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html
Em relação ao ciclo da água, assinale a alternativa incorreta.
a) A transformação da água líquida em gasosa é chamada evaporação e é um processo endotérmico.
b) Precipitação da chuva é a passagem de água do estado gasoso para o estado líquido.
c) De acordo com o texto, a água que compõe as nuvens pode ser denominada de água pura.
d) Em regiões muito frias, as gotículas de água que compõem as nuvens se transformam em flocos de neve ao se precipitarem e essa transformação física é chamada solidificação, que é um processo exotérmico.
e) Nas transformações físicas sofridas pela água em seu ciclo, temos liberação ou absorção de energia na forma de calor conhecida como variação de entalpia.