As galinhas araucanas, tornadas famosas pela especialista americana em estilo doméstico Martha Stewart, produzem um pigmento chamado oocianina, resultado da produção de bile. Criadores da raça araucana, que possui origem no Chile, dizem que a oocianina penetra em toda a casca porque é adicionada no começo da formação do ovo.
No caso da maioria das galinhas dos ovos coloridos, o pigmento é adicionado na camada exterior da casca quando o ovo passa pelo oviduto quando é colocado, segundo um artigo de 2006 publicado na Chemical and Engineering News.
Ovos marrons e mosqueados, padrões de cores mais comuns, vêm de uma classe de pigmentos chamada de porfirina, produzida por um desarranjo de glóbulos vermelhos. Katie Thear, notável especialista britânica em aves domésticas, que morreu no mês passado, publicou um quadro detalhado de quais raças produzem que cores de ovos.
A raça de galinhas araucanas, que pode ela mesma ser mestiça, hoje é controlada para garantir que o gene para a produção de oocianina não seja mascarado. Thear também explicou como a cor azul dos ovos da galinha araucana pode dar margem a outras cores, especialmente verde, através de um cruzamento cuidadoso.