Aqueles que forem corajosos o suficiente para analisar de perto vão perceber que o crocodilo e o jacaré não são exatamente iguais. Entre outras diferenças, os crocodilos geralmente são mais ativos e irritadiços que os seus parentes jacarés.
Enquanto os jacarés têm focinho largo e arredondado, os crocodilos apresentam a cabeça mais afilada. Outra diferença entre eles é que, ainda que ambos possuam entre 30 e 40 dentes, "no crocodilo o quarto dente de cada lado da mandíbula se encaixa em um 'recorte' do maxilar superior, sendo possível de ser visto mesmo quando o animal está com a boca fechada. Já no jacaré, esse mesmo dente esconde-se na mandíbula superior", conforme explica a equipe do Setor de Herpetologia da Universidade de Brasília (UnB). Herpetologia é o ramo da biologia que estuda répteis e anfíbios.
Além disso, os crocodilos pertencem à família Crocodilidae, dividida em 15 espécies diferentes, e os jacarés são da Alligatoridae, com nove espécies. Os crocodilos são predadores, alimentando-se de presas animais, vivas ou mortas, e só atacam os homens quando se sentem ameaçados.
Com exceção do Aligator Chinês, que está presente na Bacia do Rio Yang-Tsé, na China, todos os outros jacarés podem ser encontrados no continente americano. Além disso, informa a equipe do Setor de Herpetologia da UnB, “os crocodilos geralmente são maiores que os jacarés”. Em território brasileiro, existem apenas jacarés.